Vice-almirantes recebem homenagens na Confraria do Fogão a Lenha do Roberto Gontijo

Homenagem aos Vice-almirantes ocorreu na última segunda feira (28) e respeitou protocolos de segurança

Foto: Tenente Nayara Alves – Assessoria Comunicação CFMG

Desde quando baixou ancoras na capital Mineira em dezembro de 2018 a Marinha do Brasil encontrou porto seguro na Confraria do Fogão a Lenha do Roberto Gontijo no Alto Santa Lúcia, e lá realiza encontros, eventos sociais e confraternizações. No endereço os uniformes brancos que são marcas de uma das instituições mais respeitadas do Brasil pelos serviços relevantes e capacidade técnica do seu corpo de fuzileiros, são dispensados. Os “Marujos” dão lugar aos homens e mulheres de bem que compõem a gloriosa armada Brasileira.

A Confraria é um espaço de convivência pra lá de democrático e seu dono faz questão de repetir a cada evento que presta homenagens a quem se destaca por serviços relevantes a Minas Gerais: “Aqui a gente compensa o desconforto com o calor humano”. Por lá já passaram presidentes da República, governadores, inclusive o atual, políticos de todos os matizes ideológicos, incluindo senadores, deputados e prefeitos; a alta cúpula do judiciário mineiro e brasileiro; empresários que engrandecem o estado com suas empresas; autoridades de todas as áreas, e claro, todo o almirantado da Marinha do Brasil.

Foto: Tenente Nayara Alves – CFMG

É uma espécie de endereço sem partido e sem preconceitos onde os títulos ficam na porta e entram os homens e mulheres que ocupam lugares de destaque na sociedade, valendo para artistas, gente do povo e personalidades. Na última segunda-feira (28) respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades municipais a confraria recebeu para homenagem um vice-almirante e um almirantes, ambos  representando a Marinha, um pelo 1º Distrito Naval, recém empossado, e o outro, Almirante de 4 estrelas,  pelo Com1DN (Comandante em Chefe da Esquadra).

Foto: Almirantado em visita ao Governador Romeu Zema

A missão deles, nada pequena, são comandantes altamente qualificados responsáveis pela Marinha de Guerra brasileira ancorada na Baia de Guanabara e nos pontos estratégicos do Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do comando de importantes Capitanias Fluviais, incluindo a de Minas Gerais. O Almirante Bettega entregou recentemente o bastão para o Vice-Almirante Eduardo Vazques do 1º Distrito Naval, e assumiu o Com1DN. Ambos estiveram na Confraria para receber homenagens e reconhecer os relevantes serviços que a Confraria presta à Marinha do Brasil. Um exemplo de cooperação entre a sociedade e o poder público constituído. Na mesma data foram recebidos pelo Governador Romeu Zema no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa.

Grupo de convidados segue protocolos de segurança da PBH

Estiveram presentes na solenidade, além dos dois vice-almirantes, o comandante da Capitania Fluvial do Estado, subordinada ao 1º Distrito Naval, o Capitão de Mar e Guerra Vieira de Barros; o Assessor de Relações Institucionais, Capitão de Mar e Guerra Silvio Aderne Neto; o comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel Rodrigo Souza Rodrigues; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militares, Cel Edgar Estevo; o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o presidente da Rede Minas, Sergio Rodrigues Reis; o Desembargador do TJMG Raimundo Messias e o Juiz de Direito Rinaldo Kennedy.

Foto: Fachada da Capitania Fluvial de Minas Gerais

Presentes também representantes da Câmara Municipal de BH, o vereador Wanderley Porto; o professor Paulo Roberto Cardoso, presidente da Sociedade Amigos da Marinha, Soamar-BH; o empresário e humorista Fabiano Cazeca do Consórcio Multimarcas; Cristiano Vieira Gomes Secretário de Fazenda de Nova Lima;  Christian Vianna de Azevedo Subsecretário de Inteligência e Integração da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MG) da Policia Federal. Delegados Fluviais, de Pirapora e Furnas, os Capitães de Corveta Pedro Marcon e Fábio Luís Bambace, Cristiano Vieira Gomes, também Capitão de Mar e Guerra.

A Fiemg esteve presente representada pelo seu vice-presidente Marcos Savoi; o empresário Paulo Antonio M. Avelar da Probus Engenharia, entre outros. A Capitania Fluvial de Minas tem nova assessoria de Comunicação Social, a Tenente Nayara Alves, dentista, mineira de Manhuaçu, que veio fazer doutorado na UFMG e acabou ficando. O evento teve início às 20h e terminou precisamente às 22h, seguindo protocolos determinados pela PBH. A Confraria faz periodicamente homenagens a personalidades que se destacam por serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, e existe há 17 anos.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e membro da SOAMAR-BH

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este blog aceita anúncios ou doações. Colabore com qualquer quantia para fortalece-lo.

4 thoughts on “Vice-almirantes recebem homenagens na Confraria do Fogão a Lenha do Roberto Gontijo

  1. Que bom ver que aos poucos as coisas estão voltando ao “nosso normal”, mesmo porque não existe esse novo normal que propagam tanto.
    Que bom que as pessoas não perderam o seu desejo de fazer festa, curtir amigos , fazer homenagens jogar conversa fora.
    O melhor é saber que as pessoas podem até se abater, mas não desistem da vida.
    Honra a quem merece.

    Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.