Você já prestou continência para um herói hoje? Se não, sempre há tempo, hoje é o dia dos Bombeiros

Na terra, no mar, faça chuva ou sol, nas cidades ou nas florestas, em estradas ou ruas, nas tragédias e tempestades, onde quer que a vida esteja em perigo, lá eles estão, eles são o Corpo de Bombeiros

Foto: Carlos Artur -Tribuna de Minas

Em um país como o Brasil cujos “heróis” são jogadores de futebol, cantores sertanejos, artista de televisão e outras profissões semelhantes, é necessário reforçar o verdadeiro conceito de heroísmo. Não tem dia melhor para isso do que hoje, 2 de julho, dia dos Bombeiros. A data é uma homenagem aos verdadeiros heróis que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprir o juramento de salvar, proteger e cuidar das pessoas mesmo com o risco de perder a própria vida. É para isso que eles se preparam e dedicam suas vidas.

A escolha do dia é uma homenagem pela criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, na cidade do Rio de Janeiro, na ocasião, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Nos momentos de maior angústia, onde e quando a população precisa, eles estão lá prontos para levar esperança e devolver a paz.

Foto: Acervo CBMMG – Internet

Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. Foi a partir desta mesma lei, que a Semana de Prevenção Contra Incêndios foi instituída. Ela ocorre em todos os batalhões e guarnições do Corpo de Bombeiros em todo o território nacional. Evitar acidentes, treinar voluntários e inspecionar as condições de segurança das edificações também é missão deles.

Antes da assinatura do Decreto Imperial nº 1.775 pelo Imperador D. Pedro II o badalar dos sinos fora do horário convencional, era sinal de que algum incêndio possivelmente estava acontecendo, e as famílias deveriam correr até o poço mais próximo portando baldes e de mão em mão trabalhar para apagar o fogo. Só em 1856 os Bombeiros começaram existir oficialmente, e os recursos para o custeio da atividade foram implementados. Eles são disparados a instituição com maior credibilidade perante a sociedade, ao contrário da política.

Foto: Tiago Reis – Tribuna de Minas

Para ser bombeiro são necessários requisitos importantes, como caráter, atitude que evidencia coragem diante do perigo, dedicação ao próximo, espírito de bravura, altruísmo, abnegação e generosidade. Tudo isso faz do Bombeiro um ser diferenciado. Na terra, no mar, debaixo do sol ou da tempestade, no verão ou no inverno, nas cidades ou nas florestas, em desastres naturais como os que abalaram Minas Gerais em Mariana e Brumadinho, eles deram um show de competência e humanidade, e são os verdadeiros heróis.

Esta homenagem do Blog portanto eu ofereço em forma de continência a todos os Bombeiros e membros da Defesa Civil de Minas Gerais, às suas famílias pela bravura diante das tragédias e pelos 110 anos de  serviços prestados ao povo Mineiro. Que Deus continue lhes dando saúde, coragem, fibra, animo e proteção para a difícil e nobre missão de ser Corpo de Bombeiros!

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este blog sobrevive com anúncios e doações, ajude a mantê-lo se achar importante o trabalho feito aqui.

10 thoughts on “Você já prestou continência para um herói hoje? Se não, sempre há tempo, hoje é o dia dos Bombeiros

  1. Parabéns a todos os bombeiros brasileiros, são grandes heróis.
    Sempre com o objetivo de ajudar, sem saber a quem, até fazem parto trazendo várias crianças ao mundo.
    São justos e sinceros .

  2. Quantas informações interessantes contidas nessa publicação! Assim como eu, poucos devem conhecer. Sou fã desde que me entendo por gente e do tempo em que os carros eram abertos cheio deles sentados lado a lado, rumo à missão . Eu acenava pra eles rs. E sempre tinha um ou mais que discretamente, correspondiam. Enfrentadores de tragédias, resgatadores de vidas, exemplos de resignação e coragem! PARABÉNS MEUS HERÓIS!!!!!

  3. Sim nossos heróis. Em todas as tragédias estão presente, ou até mesmo pra tirar um animal de estimação de lugares inapropriados.
    Na época, vi o quanto fizeram, sem descanso algum, nas tragédias de Brumadinho e Mariana, arriscando suas vidas frente a tanto lamaçal de poluição.
    Aqui em Londrina sempre estão atentos, vistoriando prédios para que não aconteça o pior, e enfrentando vários perigos quando necessário. E quase nunca são lembrados.
    Ótima lembrança para esta homenagem tão importante.
    Parabéns aos nossos verdadeiros heróis nacionais!!!!!

  4. Bom acredito que existe muitos heróis não tão bem visto por aí.Em uma guerra existe os soldados que são heróis.Agora uma pergunta que não me deixa em paz.Em uma guerra biológica quem são heróis?Tudo parece ser justo.Mas à justiça não é pra todos.Quem fica no total prejuízo é uma sociedade pobre e humilde.Que nossos bombeiros seja um exemplo de honestidade.

    1. Existem heróis em muitas profissões como os da área de saúde, motoristas de coletivos que dirigem de olho no trânsito, nos passageiros e no troco ao mesmo tempo e por um salário nada proporcional. Aliás, desproporcional!
      Acho que entendo o que quis dizer mas igual aos bombeiros, até no caráter e na coragem… não tem não!!!

  5. São nossos heróis sim,tenho muito orgulho do corpo de bombeiros da minha cidade,sempre prestativos e carinhosos quando precisamos. Por isso deixo a minha gratidão ,o meu carinho a todos os bombeiros. 🤗🤗🌻👏👏👏

  6. São realmente nossos maiores herois .Na tragedia de Brumadinho foram incansáveis nas buscas por vidas . Às vezes me pergunto o que seria de nós sem eles ???💚💛💚💛👋👋👋👋👋👋

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.