Você sabia que neste sábado (13) comemora-se o dia do beijo? E que herpes se pega pela boca, você sabia?

Saiba como identificar o herpes, antes de beijar muito neste dia mundial do beijo – 13 de abril

Foto: Reprodução – Freepik – Herpes simples

Amanhã sábado dia 13 de abril convencionou-se comemorar o Dia Internacional do Beijo, e a coincidência com o final de semana para os que estão solteiros em busca de parceiros, os casais apaixonados e os enamorados, é bem sugestiva. Uma das teorias mais aceitas sugere que o Dia do Beijo foi criado nos Estados Unidos em 13 de abril de 1923, quando um beijo de 29 horas e 58 minutos foi registrado em um concurso de beijos em Nova York.

Isso gerou grande interesse da mídia e popularizou a ideia de dedicar um dia para celebrar o ato de beijar como uma homenagem a uma das formas mais significativas de demonstração de afeto. Porém, antes de celebrar a data fazendo o que existe de melhor no encontro de duas almas, quando os hormônios exalam e a química se confirma, convém ter cautela ao escolher a boca que será beijada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 65% da população com menos de 50 anos é portadora de herpes labial, que pode ser facilmente identificada por pequenas bolhas, vermelhidão na região e transmitida através do beijo e compartilhamento de objetos, como copos e talheres. Antigamente dava-se o nome de “cobreiro” e era curado com benzedeiras, ainda não existia Zovirax.

O causador do problema na região bucal é o vírus Herpes simples. A maioria das pessoas entra em contato com ele ainda durante a infância e, em boa parte dos casos, fica inativo ao longo de toda a vida do paciente. Ou seja: você não apresenta qualquer tipo de sintoma do vírus, até que o organismo apresente uma queda nas defesas, baixando a imunidade.

O vírus do herpes é oportunista e costuma dar as caras quando há abuso de álcool, exposição ao sol e comportamentos que debilitam as defesas naturais. O Blog conversou com o dentista Paulo Zahr, presidente do Grupo OdontoCompany sobre o tema: “Algumas pessoas podem desenvolver sintomas em momentos específicos, como durante quedas de imunidade ou períodos de muito estresse. Por isso, a herpes não é um sinal de má higiene bucal”, alerta o cirurgião, que listou os quatro principais sinais para identificar e tratar o problema de forma simples:

  • Vermelhidão nos lábios

A vermelhidão nos lábios é um dos primeiros sintomas relacionados com a herpes labial.

  • Rachadura nos lábios

Outro sinal bem característico é a presença de rachaduras, causadas pela sensibilidade na região.

  • Coceira e ardência

Vermelhidão e rachaduras são o combo perfeito para o surgimento de dor, coceira e ardência. No entanto, esses sinais são bem inespecíficos e devem ser avaliados

  • Feridas e bolhas

Por fim, outro sintoma muito comum (e possivelmente o mais conhecido) da herpes labial diz respeito às feridas e bolhas formadas nos lábios, normalmente nos cantinhos. Ao contrário da afta, é bem improvável que elas apareçam do lado de dentro da boca.

O que fazer quando a herpes aparece?

“Caso você apresente algum desses sintomas, o ideal é buscar o apoio de um profissional da odontologia. Para isso, não deixe de escolher um dentista qualificado e que possa te ajudar. Ele poderá prescrever o tratamento adequado para cada paciente”, explica o especialista.

Dr. Paulo aproveita para alertar que a boa higiene bucal deve ser uma rotina incansável e ininterrupta, e que o paciente deve procurar um médico ou um dentista para confirmar se de fato trata-se de um herpes.

Outra dica é evitar o compartilhamento de objetos, como copos e talheres, com pessoas que moram na mesma casa. Ao perceber a bolhas que costumam doer e deixar o corpo um pouco prostrado, os objetos de uso pessoal devem ser separados e os beijos interrompidos.

O herpes é um sinal de que a pessoa está com a imunidade baixa, portanto, uma boa nutrição e complementos como vitamina D, são essenciais para recuperação das defesas naturais. Embora não seja um problema odontológico, mas clínico, o dentista ou o médicos são capazes de identificar e recomendar o uso de remédios eficazes, como o Zovirax e outros.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com cerca de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

O Blog foi provocado pela Markable Comunicação – Jornalista Daniela Dutra

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – Wpp: 31-99953-7945

Você pode colaborar com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas