Asfalto é item caro e escasso, PBH usa critério para aplicação.

A Prefeitura de BH compreendeu a importância de aplicar asfalto novo em vias que realmente necessitam de bom pavimento. O bairro Buritis passou três décadas esperando por um programa de recapeamento que incluísse a Av. Mário Werneck em toda a sua extensão. Recentemente ela recebeu asfalto e está de cara nova, melhorando a fluidez e a estética daquele importante corredor, no bairro mais populoso da capital. Embora tenha sido dado o primeiro passo, as ruas que atravessam a Av. Mário Werneck seguem esperando por atitudes do poder público.

O mesmo programa de recapeamento atendeu o Viaduto Oeste, cujo piso e as muretas “New Jersey” estavam destruídos. A via atende a milhares de motoristas, de todas as partes da cidade. Agora chegou a vez do bairro de Lourdes. Cartão postal e ponto de turismo, onde concentram a alta gastronomia e uma variedade de lojas de grifes, point de turistas nacionais e internacionais. Não é apenas por estar no miolo da zona sul, mas pelo significado que tem para a cidade como local frequentado por visitantes que gastam e formam opinião.

Quem não gostaria de ter asfalto novo no caminho de casa ou na própria porta? Não tem para todos e o pouco que é disponibilizado em programas de recapeamento deve ser bem aplicado. As autoridades municipais precisam ficar atentas para não permitir desperdício ou má aplicação do “betume”, tão necessário e demandado por toda a população. É pouco provável que exista um bairro onde todas as ruas estejam em boas condições.

Como o asfalto é item de relevância para as administrações regionais, caro, escasso e disputado, deve ser usado nos corredores de grande circulação e em ruas que tenham movimento de veículos e ônibus. Sua aplicação com o objetivo meramente estético ou para atender pedidos de vereadores, sem critérios e até mesmo para cumprir metas de empreiteiros, não é recomendável.

Os exemplos mais recentes citados acima revelam que pela primeira vez nos últimos 15 anos, está havendo critérios justos para a aplicação do asfalto. Contudo, em que pese o bom trabalho realizado pela prefeitura até aqui, com destaque para as regionais oeste e centro-sul, centenas de ruas esperam por melhorias no piso, em praticamente todas as regionais.

São milhares, mas algumas merecem atenção: Em Lourdes, a Rua Felipe do Santos entre Rua Espirito Santo e Rua São Paulo. Rua Thomaz Gonzaga entre Rua Curitiba e Rua Santa Catarina( se este trecho da rua não pode receber asfalto, que seja feita a recuperação do piso de pedras, a exemplo do que foi feito na Rua Tupis, entre Rua Espírito Santo e Av. Afonso Pena). Ainda em Lourdes, Rua Alvarenga Peixoto entre Rua Barbara Heliodora e Av. Álvares Cabral. No Alto dos Pinheiros, a Rua Frei Luiz de Souza, entre Rua Barão de Varginha até Rua Cata Preta. No João Pinheiro, Rua Mariano Procópio da Av. Cícero Idelfonso, até Rua Alcides Lobo. No bairro Coração Eucarístico, toda a extensão da Av. Dom José Gaspar, além da Av. Coração Eucarístico de Jesus.

No bairro Coração de Jesus, a Rua Gentios, entre Av. Prudente de Morais e Rua Alves do Vale. No bairro Castelo, a Av. dos Engenheiros. No bairro Inconfidência, a Av. Abílio Machado. Quem não conhece a Rua Rodrigues Caldas em frente à ALMG? Ela também precisa de asfalto novo da Rua Araguari, até a Av. Olégario Maciel no Santo Agostinho… Praticamente todos os bairros de BH possuem 2 ou 4 ruas importantes, se pelo menos elas estiverem em bom estado de conservação, a prefeitura estará cumprindo sua dura missão de administrar a escassez de um bem caro e necessário para toda a população. Afinal, asfalto é ouro negro! Fica a dica para a SUDECAP.

José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro no portal uai.com.br – DRT 17.076 – MG
Colunista das Revistas: Minas em Cena, Mercado Comum e Exclusive
jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas