Buracos históricos estão sendo cavados na Praça Sete e na Savassi – Metrô

Os primeiros buracos para a construção do metrô de BH estão sendo cavados na Savassi e na Praça Sete. Por enquanto são buracos finos e profundos, que irão pesquisar o subsolo. Os furos de sondagem tem significado histórico, pois foi dada a largada para que buracos maiores e mais largos sejam abertos e lá sejam depositadas as esperanças do povo de Belo Horizonte que finalmente vai poder contar com um transporte coletivo de boa qualidade. Quem conhece cidades modernas, sabe que transporte público é item estratégico para a qualidade de vida. Seul, na Coréia do Sul, é o maior exemplo de mobilidade urbana do mundo e deveria ser o benchmarking para BH (modelo a ser perseguido). O metrô é um dos modais de transporte que todo cidadão Belo-horizontino sonha, mas não é o único recomendável. Embora seja o de maior capacidade, transportando contingentes que ultrapassam 60 mil passageiros horas sentido, ele é também o mais caro e mais trabalhoso de ser construído. A Prefeitura pode e deve lançar mão de outros modelos tão eficientes como o metrô, com custos menores e cuja etapa de elaboração, estudos e viabilidade já foram superadas, dependendo apenas de decisão política. Estamos falando do MONOTRILHO que hoje apresenta vantagens competitivas e operacionais tão ou mais atraentes do que o metrô. Isso por que a nova plataforma de monotrilhos, construídos no Brasil pela empresa Canadense Bonbardier, pode carrega até 48 mil pessoas hora sentido. O modelo, que é muito utilizado na Ásia, Índia, Europa e América do Norte apresenta facilidades na execução das obras, não exige grandes desapropriações, por ser suspenso, e sua execução pode ser feitas no período noturno e em tempo recorde. São Paulo entendeu isso e já está executando sua primeira linha que vai ligar o Aeroporto de Guarulhos ao Aeroporto de Congonhas, resolvendo a carência de transporte que existe entre as duas regiões. Vale lembrar que existem estudos e projetos avançados apontando este modal como ideal para BH. Quem ainda não conhece o sistema, basta digitar em qualquer site de busca na internet a palavra "monotrilho ou monorail", que encontrará material vasto e elucidativo. Além das facilidade de implantação, o monotrilho apresenta designe futurista, tem custo de construção bem menor do que o metrô e é ecologicamente correto. O km de metro custa em média R$ 230 milhões, enquanto que o monotrilho sai por R$ 75 milhões. Ou seja, 4 vezes menor. Com efeito, o metrô é muito bem vindo, mas não deve ser o único modal a  compor o mix de alternativas para o transporte publico de BH. A interligação de modais como BRT, ônibus, monotrilho e metrô é que permitirá a solução definitivamente para o problema da mobilidade urbana, melhorando a vida de todos e preservando o meio ambiente, já que metro e monotrilho são transportes movidos a energia elétrica, não poluem o meio ambiente.  

 

José Aparecido Ribeiro

Consultor em Assuntos Urbanos e Mobilidade

Presidente do Conselho Empresarial de Política Urbana da ACMinas

Fundador da ONG SOS Mobilidade Urbana

CRA MG 0094 94

31 9953 7945

 

 

2 thoughts on “Buracos históricos estão sendo cavados na Praça Sete e na Savassi – Metrô

  1. Sem dúvida, o transporte coletivo, é a melhor solução para as grandes cidades, pois o trânsito está cada vez mais caótico, muitas pessoas passam horas para chegar ao seu destino, sem contar a emissão de gases poluentes, afetando a todos, sem distinção. Aqui em Guarulhos, a tarifa de ônibus é menor do que a de São Paulo, quem trabalha em SP, sofre duplamente pelo tempo que é desperdiçado. e pela diferença de tarifa, sem contar o stress diário. Só haverá mudanças ,se houver empenho dos nossos governantes, resta saber , se a população está incluída nas prioridades, pois sempre há interesses maiores ….

  2. Não conheço Belo Horizonte, mas vale lembrar, que para o homem nada é impossível, basta ter boa vontade e foco no que se quer. A questão da mobilidade vem sendo muito debatida, mas ainda falta colocar em prática,tudo que é para o bem comum, é deverás importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.