A cidade de Betim aderiu ao Moovit no final de 2017. O aplicativo vem agradando aos usuários de ônibus e vans. Pioneiro no tema mobilidade o Moovit consolidou-se como o app mais completo para se locomover, incluindo ônibus, ferry bolt, metrô, bonde, bicicletas, trens, caronas compartilhadas. Pode ser encontrado em nada menos do que 77 países com 1,2 bilhões de pessoas beneficiadas pelo serviço. Parcela deste público está em Betim.
Entrevistado pelo blog, Ademar Pimenta que mora no centro de Betim, e trabalha no PTB, elogiou e confirma que o aplicativo melhorou o tempo de deslocamento, mas acha que o conforto dos ônibus precisa melhorar, segundo ele “os ônibus continuam os mesmos”, desconfortáveis para o clima e para a topografia da cidade. Vale ressaltar que o app foi eleito pelo Google um dos melhores aplicativos de 2017, por deter uma base de dados que o diferencia dos demais.
Unificando dados públicos aos horários e informações dos transportes em tempo real, com dados de “crowdsourcing” de seus mais de 70 milhões de usuários e da comunidade local de 180 mil colaboradores voluntários, a empresa acumulou o maior repositório de dados de transporte do mundo. Com isso, o Moovit transforma os dados no aplicativo para fornecer aos passageiros as informações que eles necessitam para percorrer a cidade da maneira mais fácil e mais conveniente, incluindo horários e pontos de parada. Sua inteligência transformou dados em um conjunto de ferramentas ideal para ajudar governos e desenvolvedores com o planejamento urbano.
Em um futuro não muito distante o Moovit terá também em sua plataforma veículos autônomos, podendo permitir viagens mais longas e formas alternativas de deslocamento no trânsito de cidades de todos os portes. No Brasil: com a população de um milhão de usuários, João Pessoa foi à primeira cidade lançada pela comunidade Mooviter no país, em 2014. Dados revelam que Vitor Rodrigo Dias liderou e concluiu o mapeamento de 3.249 pontos de ônibus em menos de dois meses, tornando-se um dos primeiros Embaixadores Mooviter do Moovit. Ele segue ajudando no mapeamento de cidades em todo o Brasil.
Ao combinar dados de operadoras de transporte público e de órgãos oficiais com informações atualizadas fornecidas pelos usuários, o aplicativo oferece aos passageiros um cenário em tempo real e sugestões de percursos mais rápidos. Além disso, a comunidade Moovit envia relatórios diários sobre suas experiências de viagem, informando sobre o nível de lotação ou limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência de viagem sempre melhor. A maior reclamação tem sido o calor dentro dos ônibus, o que sugere mudança de carrocerias quando as frotas forem renovadas.
Em Minas Betim saiu na frente ao implantar o sistema no final de 2017, com resultados surpreendentes. Qualquer pessoa, se ainda não tem, pode baixar o aplicativo gratuitamente pelo Play Store, seja no sistema Android ou IOS. Podendo ser acessado também por tablets, computadores e notebooks. Quem tiver interesse basta digitar no (moovitapp.com)! Agora é desejar boa viagem, com menos espera e maior interatividade!
José Aparecido Ribeiro
Jornalista e blogueiro no portal uai.com.br – DRT 17.076-MG
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colunista nas revistas: Minas em Cena, Exclusive e Mercado Comum