Palmas para o Kalil. Após 15 anos de espera a Av. Mário Werneck recebe asfalto novo

A Prefeitura de Belo Horizonte, administração Alexandre Kali, acaba de realizar, após uma década e meia de espera da população, importante trabalho de recapeamento no bairro Buritis, melhorando a fluidez na Av. Mario Werneck, principal corredor de tráfego.

O Buritis é o bairro mais populoso da capital, onde ironicamente está a sede da empresa municipal de trânsito, cuja ação em seu entorno é praticamente nula. Deveria ser o exemplo de boa gestão e vitrine para a PBH.

Fica faltado agora recapear as ruas que atravessam a Av. Mario Werneck e que nunca receberam asfalto desde a criação do bairro, no início da década de 80 do século passado, ou seja, há quase 40 anos. Ruas que recebem fluxo pesado de veículos, cuja população paga IPTU de zona sul, embora esteja situado na zona oeste da cidade.

A Av. Mário Werneck, é importante salientar, está para o bairro Buritis assim como a Rua Frei Luiz de Souza está para o Alto dos Pinheiros; a Rua Salinas para o Santa Tereza; a Rua Rosinha Segaud para o Adelaide; a Rua Conceição do Mato Dentro para o Ouro Preto, a Av. Portugal para o Planalto, Santa Amélia e Atlântico, a Av. dos Engenheiros para o Castelo e Alípio de Melo, ou mesmo a Av. Abílio Machado para o Ipanema e Inconfidentes.

A Av. Mário Werneck, assim como a Av. Waldomiro Lobo no bairro Guarani, a Rua Jacuí no Bairro da Graça, Renascença e Silveira; a Av. Uruguai no Sion, a Rua Tenente Anastácio no Santa Efigênia, a Rua Mariano Procópio no João Pinheiro, a Av. Olinto Meireles no Resplendor, Barreiro e Santa Helena; a Rua Olinda na Nossa Suissa; a Rua Platina no Prado, e tantas outras, são vias arteriais com grande atividade comercial e que precisam de atenção do poder publico, mantendo a boa pavimentação, sinalização e fiscalização.

Praticamente todos os bairros de Belo Horizonte possuem duas vias que cumprem papel vital na captação e distribuição do trafego nos grandes corredores. Tivesse o gestor do transito compromisso com fluidez, e com a organização do trânsito, faria um programa de recuperação dessas vias dando a elas a importância que elas merecem, alinhado com a SUDECAP e a Secretaria de Obras do Município.

Recentemente estive no Alto dos Pinheiros e fiquei impressionado com a pavimentação da Rua Frei Luiz de Souza, importante artéria que atravessa o bairro entre o Anel Rodoviário e a Via Expressa. A rua, nunca recebeu asfalto, e está com o seu asfalto destruído por remendos mal feitos em toda a sua extensão que não deve ter mais do que 2 KM.

Com efeito, cabe ao gestor publico manter boa manutenção das ruas da cidade, usando os parcos recursos públicos com critério e de acordo com as demandas, elegendo prioridades de forma equitativa e buscando o equilíbrio de modo a oferecer conforto e segurança para a população, lembrando que a capital não se resume à zona sul.

José Aparecido Ribeiro
Consultor em Assuntos Urbanos
Jornalista – DRT 17.076 – MG
Blogueiro no portal uai.com.br
31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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