População do bairro Buritis está em festa. Saiba por que.

Após oito anos de espera, de pernas para cima e desniveladas, causando prejuízos para os motoristas que transitam no local, seis tampas de ferro na Rua José Rodrigues Pereira no bairro Buritis foram niveladas e corrigidas pela Copasa. Ficaram faltando agora só quatro tampas para serem corrigidas.

A Rua José Rodrigues Pereira é uma daquelas ruas da nossa cidade que revelam o tamanho dos homens que nos governam e o compromisso deles com a coisa pública…

Corredor estreito, topografia acidentada, a rua é caminho obrigatório de milhares de moradores do bairro mais populoso da Capital, ao lado da BHTRANS, e que parece invisível aos seus mais de 300 engenheiros. A tarefa era da Copasa, mas a fiscalização é da Prefeitura de BH, por meio da SUDECAP e da BHTRANS. Lembro que tampas de ferro desniveladas e viradas podem causar acidentes.

Iguais a Rua José Rodrigues Pereira existem milhares por toda a cidade, com asfalto ruim, tampas de ferro de pernas para o ar, “murundus”, buracos tampados sem padrão por empreiteiros descompromissados e apadrinhados, falta de sinalização, calçadas sem padrão, tudo com a marca da inoperância de agentes públicos sem metas para cumprir.

A falta de fluidez no trânsito é outro problema para quem acessa o bairro. Aliás, o Buritis é o retrato em escala menor da regra que prevalece na cidade e que não presa por fluidez no trânsito. Basta ver o cruzamento das Av. Raja Gabaglia, Barão Homem de Melo e Mário Werneck. A topografia grita pela engenharia, mas o poder público segue surdo, mudo e inerte, fingindo não ver que alí é necessário intervenções urgentes de engenharia.

Por dentro do bairro o asfalto está destruído. Sair ou entrar no Buritis é um martírio inevitável, pois todos os caminhões levam a Av. Mário Werneck, que cruza com a Rua Eng. Carlos Goulart, ambas provocando um funil que permite a passagem de apenas um carro de cada vez. Falar em obras ali, como na cidade inteira é pecado mortal.

Com efeito, no compasso das tampas de ferro corrigidas essa semana, quem sabe daqui a 10 anos a população possa ver as ruas recapeadas e o cruzamento das Av. Raja e Barão virarem uma trincheira, um viaduto ou os dois juntos. Paciência é o que nos resta!

José Aparecido Ribeiro
Jornalista, consultor em Assuntos Urbanos
DRT MG 17.076
Blogueiro portal uai.com.br
jaribeirobh@gmail.com
31-99953-7945

One thought on “População do bairro Buritis está em festa. Saiba por que.

  1. Oito anos ?!!! (ABSURDO)!!! Mas impossível não comemorar, uma vez que motivos para ficarmos “sastifeitos” está escasso.
    “PACIÊNCIA é o que nos resta!”, que ela nos falte José Aparecido!! E culmine em atitudes , que exponham nossa intolerância e que sejam propícias para mudanças que tanto ansiamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.