Quarta feira de caos no trânsito e a turma da BHTrans de folga para ver o jogo.

A tarde de quarta feira 27 de junho, dia da vitória da Seleção Brasileira contra a Sérvia foi de caos total no trânsito em BH. O jogo havia acabado e muitas pessoas não conseguiram chegar em casa. A cidade parou, literalmente.

As equipes da BHTrans, a julgar pelo que se viu nas ruas de certo não trabalharam, foram liberados para assistir o jogo, não tem outra explicação. Relatos em grupos de whatsapp revelam que o trânsito travou pela cidade inteira, nos grandes corredores e nas rotas alternativas.

A falta de comprometimento e de gestão dos gargalos que somam mais de 150, é algo estarrecedor. Inexplicável como os agentes de trânsito desaparecem e deixam a cidade à deriva de sinais que já não dão mais conta do volume de veículos. Encontrar um agente nas ruas agindo pró-ativamente é mesmo que achar uma agulha no palheiro.

Não há intervenção humana do trafego. Na verdade o que fica cada vez mais claro é que eles chutaram o balde e a população que se dane, está pagando pela falta de reação, pela passividade, esquece facilmente o tempo que perde parada nos mesmos lugares todos os dias. A população caiu na ladainha da turma do “deixa disso” que exorciza o carro.

O prefeito por sua vez finge de morto, não se manifesta. Ele não deve nem saber que na cidade que ele governa não existe uma única via com sinais sincronizados. A ordem é não deixar o trânsito fluir na tentativa de desestimular o uso do carro. Não conseguem traduzir o desejo da população, vale o que eles acham que é o certo.

Pergunto: para que serve o COP – Centro de Operações da PBH – debaixo do bigode da BHTrans? A especialidade deles tem sido apresentar desculpas e repetir que a solução para o caos é andar de bicicleta, ou de BRT. Além de não terem metas, nem compromisso, esperam por aposentadoria, assistem os engarrafamentos e a balburdia pelos monitores, acho até que fazem de propósito. Você duvida?

Então preste atenção e prepare o estômago, pois é nojo o que você vai sentir quando compreender o que vem acontecendo e quais as intenções veladas existentes por trás da desordem que tomou conta da mobilidade urbana em Belo Horizonte. É caso de polícia e não mais de política…

José Aparecido Ribeiro
Jornalista, blogueiro nos portais uai.com.br – osnovosinconfidentes.com.br
Membro do Grupo Executivo do Observatório da Mobilidade
DRT 17.076 – MG – 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colunista nas Revistas Minas em Cena/Exclusive e Mercado Comum

5 thoughts on “Quarta feira de caos no trânsito e a turma da BHTrans de folga para ver o jogo.

  1. repetir que a solução para o caos é andar de bicicleta, ou de BRT !

    FALOU tudo,… a solução é essa mesmo… esse jornalista aí… acha que a solução é construir viaduto e alargar as ruas… acabar com os passeios,
    QUERO DIRIGIR MEU CARRO POPULAR ! eu tenho direito de ir e vir !!!!!!!!! buáááááááááááá´… buáááá´… EU QUEROOOOOOO. TA IGUAL AQUELES MENINOS teimosos… eu quero eu quero !!!!!! buáááááá´

    haja paciencia — GENTE BH tem 331 km2…. não cabe 1.700.000 VEÍCULOS… E ESTÁ AUMENTANDO !!!

  2. Enquanto não surgir um Administrador Público digno do nome com culhões para parar de gastar o dinheiro de nossos impostos com esse excesso de servidores públicos ineficientes e muitas vezes incompetentes, e se dedicar a formar equipes com poucos,mas porém competentes e bem pagos funcionários, acabando com essa farra de estabilidade no emprego,pagamento integral de aposentadorias,auxílios de todos os nomes e tipos que,ao fim e ao cabo,só servem para dilapidar o dinheiro público e que estejam dispostos a cumprir suas tarefas com zelo e eficiência passando a aplicar recursos públicos naquilo que realmente interessa à população, continuaremos a assistir esses desmandos de toda ordem,com nossa sociedade completamente isolada,abandonada e desprotegida.

  3. ahhh, tem jeito não! não tem BH Trans, não tem polícia em BH…e quando aparecem, são abusivos e desrespeitam descaradamente quem age de forma correta, multando sem que possamos discutir…é passar raiva e ponto final!

  4. Infelizmente fui uma das varias pessoas que perderam o jogo por causa do terrível trânsito da avenida Amazônia do Centro ate a Gameleira, tudo parado.

  5. Como uma pessoa pode ser tão atenta e informada? Parabéns por divulgar o que acontece na cidade sem medo da verdade mostrando o que precisa ser visto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.