Caríssimo Samuel Boechat
Começando pelo final, vivo em BH e observo o que os ciclistas, em grande parte, não conseguem enxergar. A cidade não oferece nenhum apelo para a prática do ciclismo como meio de transporte, mas pode oferecer todos para a prática do ciclismo como lazer, se bem organizada.
Exemplos a serem seguidos por nós CIDADÃOS DE BH não estão em Bogotá, Seul, Medellim e nem tampouco em Amsterdam, cidades cuja temperatura média é abaixo de 20 graus, durante a maior parte do ano. Eles estão bem mais próximos: Campinas é um deles. (Se você não conhece a experiência de Campinas, eu mesmo posso te contar pessoalmente).
Os motivos são vários e não devem ser reduzidos ao que o senso comum entende: topografia, clima de 27 graus em média durante 9 meses do ano, e risco ALTISSIMO de acidentes em vias estreitas e saturadas, entupidas de carros.
Mas não vamos entrar no mérito aqui. VOCE DISSE QUE "A CADA DIA NÓS SOMOS MAIS", APRESENTEM-SE ENTÃO, SE POSSIVEL NO MEIO DA TARDE DEBAIXO DO SOL ESCALDANTE DE 35 GRAUS, vestidos de terno ou com uniforme de trabalho, concorrendo com os carros que possuem ar-condicionado, e são dirigidos pela população mais individualista que se tem notícia no Brasil. Não sou eu quem estou dizendo que os ciclistas são inexistentes perto do numero de carros e motos, é a cidade inteira.
Estou à sua disposição para uma conversa pessoalmente. Isto é, se você quiser usar a razão para o debate, e não o fígado.
Você talvez não perceba, pois está envolvido emocional e obstinadamente pela idéia de que a bicicleta é o melhor meio de transporte, mas defendo muito mais os ciclistas do que possa parecer. E acho até que muito mais do que você.
Quanto a respeitá-lo, eu devolvo o pedido… Primeiro como cidadão, depois como ciclista que sou e em ultimo como estudioso do tema mobilidade. Sugiro que você e os nossos colegas mais inflamados respeitem a si mesmos e ao conjunto da sociedade, pois ela clama por MOBILIDADE. Explico:
Veja os números e repare que 46% da população optou pelo carro e tem o direito de faze-lo, pois vivemos em uma Democracia. PELO MENOS EM TESE. Repare também que 54% dos que usam o precário transporte coletivo que nos é IMPOSTO, goela abaixo, o faz por que não pode ter um carro. Lembro também que a taxa de motorização do Brasil é de 16%, e está longe da Europa com 30% e dos EUA que é de 90%, acredite.
Com efeito meu caro, o problema não é o carro, que representa 23% do PIB Brasileiro e 15% da mãos de obra economicamente ativa, é da INCOMPETENCIA dos nossos governantes para fazer as obras que as cidades precisam para receber carros, bicicletas, caminhões de carga, transporte coletivo decente, gente a pé e até carroceiros.
Você gosta de bicicleta, eu também adoro bicicleta para o lazer, há quem goste de carro, outros de moto, e há quem defenda que o transporte mais adequado para a cidade é o par de tênis…
Repare que nenhuma das categorias citadas se acha mais importante do que as outras. Todos são CIDADÃOS, sedentos por serviços públicos que nos permitam deslocar com o menor tempo possível e sem estresse.
Ao defender cegamente a "sua" ou a "nossa" categoria, corremos o risco de dizer em outras palavras que os nossos "brilhantes" governantes não são os responsáveis pelo caos que tomou conta da cidade e que o problema da FALTA DE MOBILIDADE é nossa, por que escolhemos o carro como modal de transporte. Ora, que conversa é essa? O carro é o escolhido por dezenas de fatores. Ele é meio e não fim…
Saiba ainda que a culpa dessa bagunça toda é EXCLUSIVAMENTE deles, os nossos GOVERNANTES MEDIOCRES que foram e continuam sendo omissos com a infra estrutura da cidade. Seguem apresentando desculpas esfarrapadas quando deveriam ter atitudes pró ativas.
Batem palma pra você quando vc diz o que eles querem ouvir, ao invés de dizer o que eles precisariam ouvir.
Aguardo o seu contato para uma conversa pessoalmente, de bicicleta, se possível.
Um abraço
José Aparecido Ribeiro
SOS Mobilidade Urbana
31-9953-7945
—–Mensagem original—–
De: Samuel Boechat [mailto:boechat017@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 21 de novembro de 2013 21:12
Para: jaribeirobh@gmail.com
Assunto: Respeite os ciclistas
Caro José, em nome de todos os ciclistas de BH, eu peço que você nos respeite. Não tem a menor condição de você ser contra o uso das bicicletas como meio de transporte alternativo e interligado com o transporte público.
É um absurdo você falar que não vê perspectivas dos ciclistas aumentarem na nossa cidade… em qual planeta você vive? A cada dia somos mais.
Enviado via iPhone