Governador de Minas Gerais foi destaque na 35ª edição do Festuris em Gramado que terminou no sábado (11), saiba por que

Governador em exercício Mateus Simões arregaçou as mangas e fez pão de queijo ao vivo, sob aplauso de visitantes no Festuris de Gramado-RS

Nunca antes na história do Festuris, que está na sua 35ª edição, Minas Gerais marcou presença com tamanha originalidade e vigor. O evento que começou na quarta-feira (9), e terminou no sábado (11), teve a presença do governador em exercício Mateus Simões, do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e da secretária adjunta de turismo Josiane de Souza, que foi mestre de cerimônia na abertura do evento.

Mais do que circular pela feira em compromissos oficiais, o governador tirou a gravata, arregaçou as mangas e deu um espetáculo à parte ao se misturar aos congressistas e fazer, ao vivo, uma massa de pão de queijo original, que chamou atenção dos congressistas. O governador teve o auxílio do chef Felipe Rameh, durante a performance, com direito a indumentária à caráter, Mateus recebeu a visita do deputado federal Marcel van Hattem (PL-RS), que degustou pão de queijo com pernil e lambeu os beiços com a especiaria mineira que agrada “gregos, troianos” e até os Gaúchos.

O governador abriu oficialmente o estande de Minas na manhã de sexta-feira (10), o maior da história Minas em uma das mais importantes feiras de turismo nacional que reuniu players do setor de todo o Brasil e da América Latina. A feira bateu recorde de público e lotou a hotelaria de Gramado que é uma das mais expressivas do Brasil em unidades habitacionais.

Ao lado do governador, cortaram o laço de abertura do estande de Minas o secretário Leônidas Oliveira e o presidente da A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo. O governador lembrou do momento positivo que o turismo mineiro vive, e fez questão de destacar a importância do trabalho do secretário de Cultura e Turismo que vem realizando uma revolução na pasta, fazendo Minas crescer mais do que o dobro da média nacional no turismo.

Simões destacou para um público atento as visitas que foram realizadas na semana anterior pela comitiva mineira que esteve com dois embaixadores do Brasil em Paris e em Londres. “É a primeira vez que um governador de Minas visita a Unesco, e quando chegamos lá, já éramos conhecidos graças ao trabalho sério e profícuo do secretário Leônidas que vem pavimentando as boas relações de Minas com o órgão da ONU responsável pela cultura e pela ciência. Com isso está em curso o reconhecimento do modo de fazer o queijo mineiro, transformando ele em patrimônio imaterial do estado”, relatou o governador.

Minas Gerais se destaca no turismo de várias maneiras, são muitas, começando pela capital nacional dos bares, passando pelo Mercado Central de BH que esteve presente na feira. Vale lembrar do Circuito Liberdade e esticar até as Cidades Históricas, com passagem pelo Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo; as Grutas; o Mar de Minas, as Estâncias Hidrominerais, as Cachoeiras que somam milhares em todas as regiões do estado; o Queijo da Serra da Canastra, premiado internacionalmente, o do Serro, de Araxá e da Serra do Salitre, com parada nos milhares de rótulos na melhor Cachaça do mundo, a de Salinas. E tudo isso com a presença da Cozinha Mineira presente nos 853 municípios.

Agora é a vez das Rotas do Café do Sul de Minas e do Cerrado. São tantas, que não cabem aqui, elas compõem os mais de 500 circuitos turísticos do estado que respira turismo e aconchego, e que não por acaso, foi eleito pelo site Booking.com como um dos 10 mais aconchegantes do planeta.

E por falar em Circuitos Turísticos, a A Fecitur esteve presente, ela que representa 34 regiões turísticas certificadas pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, englobando mais de 600 municípios mineiros, o que confere à Federação o status de ser a única do país com importância  estratégica para os projetos da Secult-MG.

A entidade atua na defesa dos interesses das Instâncias de Governança Regional do Turismo em Minas Gerais, sendo eles, os Circuitos Turísticos (IGRs) e de seus municípios associados

O foco da Secult no Festuris foi o turismo de experiência

O foco da Secult-MG no Festuris foi o turismo de experiência e o secretário aproveitou a ocasião para lançar três novas rotas que prometem movimentar o Alto Paranaíba, o Triangulo Mineiro, Sul de Minas e o Nordeste do Estado, tudo isso em parceria com o Sebrae Minas: Rota das Artes, a Rota Cafés do Sul de Minas e a Rota Turística do Café Cerrado Mineiro, anunciadas pelo governador na abertura do estande de Minas. Além da parceria do Sebrae Minas, o governo contou com a parceria das Instâncias de Governança Regionais.

Vários prefeitos estiveram presentes no Festuris, com destaque para o prefeito de Patrocínio Deiró Marra (DEM-MG), que esteve acompanhado da filha, deputada estadual, Maria Clara Marra (Democracia Cristã).  No estande do Sebrae o governador mostrou que está por dentro de tudo que acontece no turismo e deu uma aula sobre os potenciais do estado que ele governa interinamente. Não se tem noticia de outro governo que deu ao turismo a atenção que vem recebendo de Romeu Zema e Mateus Simões.

O Blog teve o apoio da Pousada Don Ramon em Canela e do Sebrae Minas para a cobertura do Festuris.

Fotos: José Aparecido Ribeiro

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.com – Wpp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com este Blog cuja a audiência é de 100 mil vizualizações mês, anunciando, doando e compartilhando o seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas