Segurança é prioridade para o Governo de Minas e para Secult em Furnas

Governo e iniciativa privada se unem para garantir segurança de turistas e trabalhadores no Mar de Minas – Turismo Sustentável e seguro é a proposta do Reviva Captólio

Foto: Acervo Governo de Minas – Canyons de Capitólio do Mar de Minas

Após a tragédia que vitimou 10 pessoas na região dos canyons de Captólio em Minas Gerais, notícia amplamente divulgada pela imprensa nacional e estrangeira, governo de Minas e iniciativa privada se unem para promover investimentos em segurança. Serão a principio R$ 5 milhões para ações que visam monitorar a região que é palco do turismo náutico e de aventura.

O plano operacional que já está em processo de implantação terá quatro fases e 80 ações de segurança visando à proteção do turista e do patrimônio natural. Trata-se de desdobramento do Plano estruturante denominado “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas” que foi lançado na semana passada pelo secretário da pasta, Leônidas Oliveira em parceria com instituições envolvidas com o turismo no Lago de Furnas direta ou indiretamente.

Foto: Divulgação Marinha do Brasil – Capitania Fluvial de Minas Gerais – Fuzileiros Navais em Furnas

O investimento de R$ 5 milhões visa garantir segurança também para os trabalhadores que dependem do turismo para garantia de empregos. A região é uma das mais visitadas do estado, e 34 municípios de Minas Gerais são banhados pelo lago que é um dos maiores do mundo, com 22,59 bilhões de m³ (volume total); 17,217 bilhões de m³ (volume útil) m³ e 1 440 km² de área inundada.

O Plano é uma oportunidade para reestruturação, ordenamento, capacitação e regulamentação de uso e ocupação dos cânions e suas águas, destaca o secretário da pasta, Leônidas Oliveira: “Esse momento representa uma tomada de consciência e de decisão com o projeto Reviva Capitólio, que se estrutura em quatro eixos, tendo início com a análise, que se desdobrará num plano de manejo para uso dos cânions, além de outras ações estratégicas”, relatou.

Foto: Divulgação – Pousada Terramare em Guapé-MG

O grupo de trabalho formado pelo Governo de Minas, por meio da Secult, é composto pelas prefeituras de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, pelas polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e dos Municípios, Marinha do Brasil, Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac e representantes da sociedade civil.

O reposicionamento de Capitólio e do Mar de Minas como destino seguro dentro e fora do estado faz parte do quarto eixo estratégico, com projetos de comunicação, marketing e promoção dos atrativos já consagrados. Dentre as medidas estão um conjunto de ações voltadas para canais digitais de comunicações com potencial de atrair turistas. A Secult-MG e a Superintendência de Publicidade do Governo, estão preparando edital para promoção das ações de divulgação do destino.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.brwww.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com

WhatsApp: 31-99953-7945

Colabore com este site divulgando, doando pelo pix: 31-99953-7945 ou anunciando!

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas