Tiradentes completa hoje 304 anos, sustentando título de um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais

Tiradentes, a cidade dos festivais esta completando 304 anos e consolida-se como um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil

Foto: Divulgação Prefeitura – Estação Ferroviária de Tiradentes

Destino consagrado frequentado por turistas exigentes vindos de todas as partes do Brasil e do mundo, Tiradentes é o exemplo bucólico de uma cidade que é permanente cenário de cinema. Guarda história, charme e arquitetura colonial com fortes traços barrocos. Nesta quarta-feira (19), a histórica e tricentenária cidade completa 304 anos esbanjando charme e sendo endereço de badalados festivais que caíram no gosto de “gregos, troianos e até de Paulistanos exigentes”.

As festividades do aniversário começaram às 9h30 no Largo do Sol, com a recepção de autoridades, estaduais e municipais, entre elas os secretários de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira que ontem esteve em Ouro Preto e assinou acordo de R$118 milhões para recuperação de cidades históricas que tiveram seus acervos afetados pela chuva. Projetos “Recupera Minas” e “Restaura Minas”.

Foto: Divulgação Secult-MG – Secretário Leônidas Oliveira

Com ele o Secretário de Cultura e Turismo Christian Silveira, o prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, que fez questão de apresentar para os convidados de honra, o hino da cidade, tocado pelo Maestro Adhemar Campos. Na comitiva, o secretário adjunto de Cultura, Bernardo Silviano Brandão, Jefferson da Fonseca, presidente da FAOP, o chefe da comunicação da Secult-MG, jornalista Rodrigo Câmara, recém chegado da secretaria de turismo de Ouro Preto e que assume o lugar do jornalista Gustavo Mendicino.

As autoridades aproveitaram a data comemorativa para assinatura de parceria entre a prefeitura de Tiradentes e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), vinculada à secretaria de estado de Cultura e Turismo de Minas. O objetivo do convenio é promover projetos formativos, artísticos e culturais, tendo como foco a capacitação profissional de diferentes agentes culturais do município de Tiradentes, tudo isso visando gerar emprego e movimentar o turismo que é o carro chefe da economia local.

Foto: Divulgação Secult-MG – Assinatura de Convênios Secult/FAOP/ Prefeitura de Tiradentes

Leônidas Oliveira destacou que: “a parceria irá contribuir para a profissionalização da cadeia produtiva, a movimentação da economia criativa, geração de emprego e renda, além do fortalecimento dos setores do turismo e da cultura da região”, destacou o incansável secretário que cancelou sua viagem à Madri na Espanha, onde acontece a Fitur para acompanhar de perto os desdobramentos das chuvas que castigaram o estado nos últimos dias.

De acordo com o secretário Bernardo Silviando Brandão, “a realização de projetos como esses, artísticos e culturais, que tem como foco a formação e capacitação profissional de diferentes níveis para o município de Tiradentes, contribui para a profissionalização da cadeia produtiva, movimentando economia participativa do Município, gerando renda e o fortalecimento dos setores turístico e cultural na região”, destacou.

Foto: Divulgação Secult-MG – Momento da solenidade hasteamento das bandeiras

O prefeito agradeceu o apoio da Secult e do Governo de Minas, reafirmou seu compromisso com a cultura e o turismo, destacando a importância destes dois setores que de forma transversal se complementam, criam oportunidade de melhoria de vida para a população da tricentenária Tiradentes. Cidade que tem um dos centros da arte barroca mais bem preservados do mundo.

Tiradentes nasceu em 1702, quando os primeiros bandeirantes, chefiados por João Siqueira Afonso, fizeram importante descoberta de ouro num local chamado Ponta do Morro, onde se fixaram na região e nunca mais o local foi o mesmo. A importância do povoado era tanta que, somada à abundância de ouro, logo em 1718 se tornaria vila de São José.

Foto: Divulgação Secult-MG – Solenidade aniversário de Tiradentes

A cidade tornou-se um dos centros históricos e da arte barroca mais importantes do Brasil, por isso voltou a ter protagonismo, agora turístico, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Tirandentes sedia festivais nacionais e internacionais de cultura, gastronomia, cinema, teatro, fotografia, vinho, jazz e outros. Seu carnaval é considerado um dos melhores de Minas com bandas, blocos caricatos e fantasias. A cidade pertence ao Circuito Trilhas dos Inconfidentes e é sucesso entre os destinos mais aconchegantes do Brasil.

Foto: Divulgação – Prefeitura de Tiradentes – Ponto das Charretes

Embora os números oficiais sejam divergentes, existem em Tiradentes e no seu entorno mais de 200 tipos de hospedagens, de casa de família a resorts de alto-luxo, passando por pousadas requintadas e para todos os bolsos. A cidade fica há 12 km de São João Del Rei, 191 km de Belo Horizonte, 327 Km da Cidade Maravilhosa, 300 km de São Paulo e 178 km de Ouro Preto.

Um dos programas mais requisitados em Tiradentes é o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei feito em Locomotiva que margeia o Rio das Mortes e passa por paisagens exuberantes da Serra de São José. A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II e é uma das mais antigas em operação no Brasil. A Maria Fumaça transporta até 250 passageiros por viagem. Parabéns Tiradentes pelos seus 304 anos.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog doando, anunciando ou compartilhando!

3 thoughts on “Tiradentes completa hoje 304 anos, sustentando título de um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais

  1. Bom dia, Bom ok eu tenho adizer sobre ok Li,
    Pouca coisa até pq sou pouco andado agora que vou visitar os Lugares estorico do nosso pais qual devo ir de carro próprio pq de avião estão tirando as cuecas ,de ônibus um verdadeiro xaropismo aí de ir com um motorista pq não sou habilitado e pretendo curtir mais a vida,depois dos meus 63 vou aproveitar ,muinto bacana ,
    João Francisco da cruz Buritis Rondônia Brasil.

  2. E muinto gratificante quando agente depara com um Lugar deste achei maravilhoso no nosso Brasil sempre tem algum Lugar assim até hoge ainda não fui mas estou com vontade de fazer um visita desde que a oportunidade chega e muinto bom faz bem pra o espírito e alma
    Parabéns pelo trabalho .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.